Este trabalho, que será mostrado na íntegra neste blog e que foi gentilmente autorizado pela direção do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, apresenta informações de uma pesquisa preparada para o II Seminário da Lã para a Juventude (realizado no Universo Pecuária, em novembro de 2022) sobre a história da Ovinocultura em Lavras do Sul/RS.
INTRODUÇÃO
Lavras do Sul/RS é reconhecida pela originalidade e beleza do artesanato produzido com lã ovina, constituindo sua identidade cultural na região e no Estado. A fim de contextualizar etsa tradição, identificamos a necessidade de desenvolver um estudo abordando a história de como começou a Ovinocultura em Lavras do Sul.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Como o município era um grande produtor de lã para o mercado interno e exportação, a abundância desta matéria prima foi transformada em artigos para a encilha do cavalo, fundamental na encilha com o gado, e na confecção de agasalhos e cobertas necessárias para enfrentar o rigor dos invernos, gerando um comércio deste artesanato rico e com estilo próprio, em nossa cidade.
Por volta da década de 80 ocorreu a substituição da lã pelo tecido sintético pela indústria têxtil, ocasionando a decadência do comércio laneiro. Os grandes produtores de ovinos foram diminuindo os rebanhos e priorizando a pecuária bovina de corte. A organização social dos artesão teve início há mais de 30 anos em Lavras do Sul, com o intuito de gerar renda para as mulheres do campo com a assistência técnica da Emater/RS, que formou o grupo de artesãs "Tecelagem Lavrense",
tornando-se uma alternativa rentável para que as famílias permaneçam no campo, considerando que trata-se de um trabaho que envolve toda a família.
Hoje em dia, o artesanato é mais valorizado do que a lã bruta, pois agrega muito valor. Valorizar o trabalho artesanal é incentivar um mercado sustentável e ao produção de peças exclusivas.
CONCLUSÃO
Com os dados deste projeto conclui-se que os ovinos foram introduzidos no Brasil durante o século XVI e nesse período explorou-se a produção laneira da espécie.
No entanto, foi apenas no século XX que a atividade evoluiu e gerou desenvolvimento econômico, principalmente para o Estado do Rio Grande do Sul. Em Lavras do Sul/RS, a ovinocultura começou a ter uma evolução muito grande logo após à emancipação do município, mas foi em meados da década de 90 que a produção familiar começou a se beneficar da produção da Ovinocultura e apropriar-se da melhor carne de cordeiro da Região do Pampa. Esta carne assemelha-se à carne australiana, sendo uma das melhores do mundo, devido ao clima da Região do Pampa, que possui altos valores proteicos na composição de sua pastagem.