09/04/2023

RURAL: Estudo Histórico da Ovinocultura em Lavras do Sul/RS

Imagem ilustrativa

Este trabalho, que será mostrado na íntegra neste blog e que foi gentilmente autorizado pela direção do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, apresenta informações de uma pesquisa preparada para o II Seminário da Lã para a Juventude (realizado no Universo Pecuária, em novembro de 2022) sobre a história da Ovinocultura em Lavras do Sul/RS.

INTRODUÇÃO

Lavras do Sul/RS é reconhecida pela originalidade e beleza do artesanato produzido com lã ovina, constituindo sua identidade cultural na região e no Estado. A fim de contextualizar etsa tradição, identificamos a necessidade de desenvolver um estudo abordando a história de como começou a Ovinocultura em Lavras do Sul.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Como o município era um grande produtor de lã para o mercado interno e exportação, a abundância desta matéria prima foi transformada em artigos para a encilha do cavalo, fundamental na encilha com o gado, e na confecção de agasalhos e cobertas necessárias para enfrentar o rigor dos invernos, gerando um comércio deste artesanato rico e com estilo próprio, em nossa cidade.

Por volta da década de 80 ocorreu a substituição da lã pelo tecido sintético pela indústria têxtil, ocasionando a decadência do comércio laneiro. Os grandes produtores de ovinos foram diminuindo os rebanhos e priorizando a pecuária bovina de corte. A organização social dos artesão teve início há mais de 30 anos em Lavras do Sul, com o intuito de gerar renda para as mulheres do campo com a assistência técnica da Emater/RS, que formou o grupo de artesãs "Tecelagem Lavrense",

tornando-se uma alternativa rentável para que as famílias permaneçam no campo, considerando que trata-se de um trabaho que envolve toda a família.

Hoje em dia, o artesanato é mais valorizado do que a lã bruta, pois agrega muito valor. Valorizar o trabalho artesanal é incentivar um mercado sustentável e ao produção de peças exclusivas.

CONCLUSÃO

Com os dados deste projeto conclui-se que os ovinos foram introduzidos no Brasil durante o século XVI e nesse período explorou-se a produção laneira da espécie. 

No entanto, foi apenas no século XX que a atividade evoluiu e gerou desenvolvimento econômico, principalmente para o Estado do Rio Grande do Sul. Em Lavras do Sul/RS, a ovinocultura começou a ter uma evolução muito grande logo após à emancipação do município, mas foi em meados da década de 90 que a produção familiar começou a se beneficar da produção da Ovinocultura e apropriar-se da melhor carne de cordeiro da Região do Pampa. Esta carne assemelha-se à carne australiana, sendo uma das melhores do mundo, devido ao clima da Região do Pampa, que possui altos valores proteicos na composição de sua pastagem.

PROFESSORES
Elisabete Candor da Silva
Mariangela Ramires Silva

ARTESÃOS
Maria Julia de Medeiros Silveira
Rosane Prestes Teixeira

ALUNOS
Andressa dos Santos Soares
Eliane Martins Marques
Alex da Rosa Marques
Lavínia de Moraes Rodrigues
João Paulo Cavalheiro Hubner
Rosângela Dutra Suanez
Madson Martins da Silva Soares
Maicon Vinícius Ferreira da Silva
Alexandre Silva Chagas
João Vitor Soares da Silva
Mery Diane Machado Dias
Paula Rocha Dias
Victor Vieira Soares
Vitoria Trindade Silva
Aline Matos Fuchs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny